Quando entrar em campo, no próximo domingo, para dirigir o Recreativo na derradeira partida do Sul Mineiro, contra o Grêmio Turvolandense, o técnico Lúcio Borges estará completando seu 80º jogo na competição, no quinto ano em que participa. O confronto deverá marcar, também, a despedida do treinador e do Recreativo do certame que rendeu dois títulos aos machadenses.
"A Liga Sul Mineira é extremamente competente, organiza um campeonato de alto nível. Mas, infelizmente, você vai disputando todo ano e acaba criando um desgaste junto aos árbitros, a outras pessoas envolvidas. Isto, às vezes, acaba atrapalhando. É muita inveja para cá, para lá. É como o Juniores, este ano, onde fomos seguidamente prejudicados. Então, acho que é a hora de partir para outros ares", afirmou Lúcio.
De acordo com o treinador, o Recreativo deverá disputar o Campeonato Mineiro em 2012. "Temos, ainda, algumas pendências financeiras com a Liga Sul Mineira, que já estamos providenciando a quitação. Assim que estivermos quites, anunciaremos o planejamento para a próxima temporada. A tendência é que participemos, com as categorias infantil e juvenil, do Campeonato Mineiro. Somente", afirmou.
O técnico fez questão de ressaltar a amizade com Mauro Alves, presidente da Liga. "É mais do que um amigo. É um apaixonado, um batalhador, um conhecedor de futebol. Aliás, para trabalhar por tantos anos com tanto afinco como o Maurinho trabalha, realmente tem que gostar muito".
A despedida está marcada para o próximo domingo, às 16 horas, no Estádio Municipal Walter Mattos Reis. "Ainda não é definitivo. Mas as situações enfrentadas neste Sul Mineiro Juniores me levaram a crer que é hora de mudar de ares. Ouvi, em alto e bom tom, gente que não deveria dizendo: "vocês já ganharam muito, é hora de outro ganhar". Está errado, né?", afirmou o técnico.
O balanço é positivo: "saímos com excelentes campanhas, dois títulos conquistados fora de casa e, quem sabe, no futuro, se um dia retornarmos à Liga, não possamos fazer uma final em Machado? É o que nossa torcida mais cobra. Todo dia alguém fala: pô, Lúcio, dois títulos e final fora de Machado?".
HISTÓRICO DE LÚCIO BORGES NO SUL MINEIRO
2006 - Flamengo (Poço Fundo) - 9 jogos
2007 - Recreativo (Mirim, Infantil e Juvenil) - 24 jogos
2009 - Lago Azul (Machado - Juvenil) - 6 jogos
2010 - Machado FC (Infantil) - 11 jogos
2011 - Recreativo (Infantil e Juvenil) - 25 jogos
2011 - Recreativo (Juniores) - 4 jogos (até o momento)
TOTAL: 79