|
"Invasão Verde": três categorias do Recrê vencem o Regional |
Duas vezes campeão do Sul Mineiro (2010 e 2011) e da Copa Valônia (2011 e 2012), as mais importantes competições de base do Sul de Minas, o Recreativo obteve, no último domingo, 15, mais uma expressiva façanha: conquistou o título do Campeonato Regional “Moleque Bom de Bola”, promovido pela Prefeitura de Poço Fundo, nas três categorias: sub 12, sub 14 e sub 16.
Das dez equipes participantes do certame, quatro são de municípios bem maiores que Machado: Show Ball (Pouso Alegre), Bola na Rede (Poços de Caldas), Esporte Alfenas e Saliba (Alfenas); além do Recreativo, disputaram a competição, ainda: Grêmio Turvolandense (Turvolândia), EF Bola de Ouro (Machado), Douradense (Espírito Santo do Dourado), Esportiva de Paraguaçu e Seleção de Poço Fundo.
A supremacia da equipe machadense, no último domingo, foi traduzida nos placares das partidas decisivas. Na categoria sub 12, o Recreativo venceu o Show Ball por 4 a 0; no confronto seguinte, sub 14, vitória por 2 a 0 sobre o Bola na Rede; e, no sub 16, triunfo por 3 a 0 diante da Esportiva de Paraguaçu. O Recreativo obteve, além dos títulos, prêmios individuais por melhor defesa (sub 12 e sub 16) e artilheiro (sub 16).
OS JOGOS
Entoado o hino nacional, a bola rolou no Estádio Gesner Ferreira para as decisivas partidas. Sob comando do técnico Hélio da Silva, a categoria sub 12, bem postada em campo e agressiva taticamente desde o início, abriu o placar contra o Show Ball, de Pouso Alegre, nos primeiros minutos de jogo, com João Vítor. O próprio atleta marcaria mais um, no decorrer do confronto.
Jhoninha e Inácio completaram o placar, que terminou em 4 a 0 para os machadenses. “Foi melhor do que eu pensava”, definiu o técnico Hélio da Silva, logo após a partida que lhe rendeu o primeiro título no Recreativo. O clube teve, ainda, a melhor defesa na categoria, sendo premiado o goleiro Luan.
O confronto sub 14, disputado sob forte chuva, foi marcado pelo equilíbrio. O Recreativo abriu o placar, ante ao Bola na Rede, de Poços de Caldas, com Vinícius Talma, no início. Outro meio de campo fez 2 a 0: Willian Inácio. No segundo tempo, o Recreativo valorizou a posse de bola e segurou o placar. Fez o suficiente para conquistar o título, mesmo em uma categoria ainda em formação.
Pela final da categoria sub 16, a Esportiva de Paraguaçu “engrossou a voz” com o Recreativo. Tanto que, no primeiro tempo, que terminou 0 a 0, as principais chances foram dos adversários. O Recreativo foi a campo com: Tiago (gol); Anderson Carvalho e Zé Felipe (zaga); Julio César (direita) e Samuel Julio (esquerda), nas laterais; Dedê, Lucas Lopes, Carlos Rodrigues e João Rafael (meio campo); Dudu e Lyniker (ataque).
No segundo tempo, o técnico Lúcio Borges mandou a campo Rafaelzinho e Samuel (meio campistas), Leozinho (atacante) e Gabriel Scalco (lateral direito). Sob garoa, brilhou a estrela do camisa 9, Dudu, a quem também coube a faixa de capitão na ausência do zagueiro Gabriel Melo. Dudu abriu o placar em um golaço, tirando do goleiro. Depois, marcou mais dois, dando números finais ao placar: 3 a 0.
Com oito gols no campeonato, dos quais seis marcados nas duas últimas partidas, Dudu foi artilheiro disparado. Tiago Dias, goleiro, também recebeu o troféu pela melhor defesa da equipe. “Esta é uma categoria que já se conhece. Os jogadores têm entrosamento e, realmente, precisávamos do título para salvar uma temporada que, tendo como parâmetro nossos resultados recentes, vinha abaixo da média”, apontou o técnico Lúcio Borges.
FUTURO
Disputado nas categorias que serão jogadas no ano que vem, o Campeonato Regional “Moleque Bom de Bola” serviu de preparação às equipes do Recreativo. “Tivemos uma atenção especial com as equipes, desde o início, porque são as formações que jogarão no ano que vem. Passamos aos atletas, no começo do campeonato, que os times de 2014 seriam construídos a partir do rendimento nestes jogos. Alguns se destacaram e já estão garantidos. Em outros casos, vimos que precisamos de novos jogadores ou de trabalhar ainda mais os que já temos”, disse o diretor de futebol, Guilherme Almeida.
Felipe de Paula, coordenador técnico e auxiliar, que comandou as categorias sub 14 e sub 16 nos primeiros jogos da competição, afirmou: “somos ainda um clube pequeno. Mas, dentre os pequenos da região, já somos uma referência. Tanto que no teste que fizemos vieram vários atletas de fora. Até por isso estamos antecipando o planejamento do ano que vem. Temos condições de ter times competitivos no Sul Mineiro”, afirmou.